O QUE É O MARKETING MULTINÍVEL
A força do mercado de vendas diretas é formada por empreendedores independentes que atuam como revendedores de produtos e serviços de qualidade em contato direto com os consumidores.Nesta modalidade de vendas, há dois principais modelos de lucros para os revendedores.
Marketing mononível: o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro média de 30%.
Marketing multinível (MMN): Também conhecido como marketing de rede. Trata-se de modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços como também com a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Nesse caso, seu faturamento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos revendedores do seu time. Este modelo aumenta a capilaridade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e tem papel importante no fomento de novos empreendedores.
SERVIÇOS DE QUALIDADE EM CONTATO DIRETO COM OS CONSUMIDORES
MARKETING MULTINÍVEL PRESENTE EM MAIS DE 100 PAÍSES
MARKETING MULTINÍVEL X ESQUEMA DE PIRÂMIDE
Diferentemente do marketing multinível, em que o lucro principal é obtido com a venda de produtos e serviços, o esquema de pirâmide é ilegal e está baseado principalmente no recrutamento de outros integrantes, com a falsa promessa de dinheiro rápido e fácil. Na maioria das vezes, os participantes, inclusive, são estimulados a pagarem uma taxa somente por ingressarem na rede, sem que o valor seja revertido em mercadorias ou materiais.No esquema piramidal, os produtos e serviços não têm valor comercial e, muitas vezes, nem existem. Normalmente, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos ao esquema, sem precisar vender nada. Quem realmente lucra neste sistema fraudulento, porém, são apenas as primeiras pessoas que entraram.
Para orientar pessoas interessadas em empreender com a venda direta e consumidores a identificarem se a empresa pratica marketing multinível ou esquema piramidal, o Ministério da Justiça lançou uma cartilha detalhada sobre as diferenças entre o modelo idôneo e fraudulento.
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